Mensagem de Boas Vindas !

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

O nosso site foi criado para ajudar os nossos compatriotas com informações úteis sobre os nossos serviços, sobre Portugal e sobre a França. O Consulado-Geral de Portugal em Lyon e os nossos funcionários estão disponíveis para servir a causa pública e ajudar os nossos compatriotas.

Como Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, gostaria de sublinhar o orgulho de representar Portugal junto das comunidades Portuguesas da região de Auvergne-Rhône-Alpes e da Bourgogne Franche Comté, uma área geográfica do tamanho de Portugal, com 250 a 280 mil compatriotas, milhares de famílias lusas, empresários e dezenas de Associações Portuguesas que trabalham e dignificam o nome do nosso país, com dedicação e competência !

Devemos salientar a importância da língua portuguesa e a sua riqueza no mundo, falada por mais de 273 milhões de pessoas em 9 países, que elevou os nossos poetas e os nossos escritores aos mais altos destinos da Humanidade, que enriqueceu o mundo ao longo da nossa História e da coragem e sacríficos de milhares de portugueses.

Devemos sublinhar a dimensão de Portugal e da Nação Portuguesa, do Povo Português e da nossa vocação universal, contribuindo para ligar os povos e a Humanidade nos mais diversos planos com a sua cultura, História e princípios e valores.

As nossas comunidades portuguesas no mundo são uma parte essencial de Portugal, nomeadamente as que residem em França, Reino Unido, Alemanha, Suiça, Luxemburgo, Venezuela, África do Sul, EUA, Canadá, por exemplo, somando quase 6 milhões de cidadãos portugueses (para além dos 10 milhões de cidadãos portugueses que residem em Portugal continental e ilhas Açores e Madeira).

A presença e conhecimento de Portugal no mundo passa naturalmente pelas nossas comunidades, que asseguram a importância de Portugal no mundo, reforçando a cultura portuguesa, as nossas tradições, a nossa língua, a nossa História e identidade nacional no mundo. E que contribuem com o seu trabalho e sacrifícios e inovação para melhorar e construir o mundo.  É com esse espírito de dedicação e serviço público que os funcionários do Consulado-Geral trabalham para bem da nossa Comunidade ! 

Luis Brito Câmara

Aproveitamos para pedir a todos que utilizem o AGENDAMENTO ONLINE para poderem tratar do que precisam no Consulado ! Atenção que o AGENDAMENTO ONLINE deste Consulado-Geral destina-se essencialmente a utentes/cidadãos portugueses que residam na nossa área de jurisdição da região Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche Comté, ou seja:

Área de jurisdição consular: 01 (Ain), 03 (Allier), 15 (Cantal), 19 (Corrèze), 21 (Côte d´Or), 23 (Creuse), 38 (Isère), 39 (Jura), 42 (Loire), 43 (Haute-Loire), 58 (Nièvre), 63 (Puy-de-Dôme), 69 (Rhône), 71 (Saône-et-Loire), 73 (Savoie), 74 (Haute-Savoie)

 

 

Mais notíciasNotícias

 

20171106 174048

No âmbito Covid-19 no mundo, convidamos todos utentes a seguir recomendações sanitárias autoridades francesas têm vindo a divulgar, nomeadamente verificando :

https://solidarites-sante.gouv.fr/soins-et-maladies/maladies/maladies-infectieuses/coronavirus/coronavirus-questions-reponses

bem como leitura das recomendações emitidas pela DGS Portugal em https://www.dgs.pt

covidimg 8515

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

jrs 20200220 191141

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, participou no 20 de Fevereiro na Decitre de Bellecour de Lyon numa Conferência com o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos. A conferência teve ampla afluência e esteve presente igualmente a Diretora pedagógica do ILCP e Professora Universitária na Universdade Jean Moulin de St. Etienne, Rosa Maria Fréjaville, que tem organizado em anos anteriores a vinda de José Rodrigues dos Santos a Lyon e St. Etienne.

Felicitou o jornalista e escritor pela sua ampla obra literária ficcional que cobre nomerosos temas de interesse como a história, a religião, a ciência, as finanças e que revelam um trabalho de investigação significativo por parte do autor. Saudou a sua extensa e profícua experiência como jornalista, que o levou inúmeras vezes a zonas de conflito como o Iraque, Timor-Leste Afeganistão, Síria, etc.  sempre com grande coragem e profissionalismo.

Referiu a importância da sua visita a Lyon que vem revelar mais uma vez o talento de cidadãos portugueses nas mais diversas áreas e as numerosoas ligações históricas e culturais entre Portugal e e França, bem como de personalidades famosas que contribuiram para enriquecer ambos os países em termos culturais, como é caso de Calouste Gulbernkian, cuja biografia romanceada foi escrita pelo autor e apresentada em França.

Cônsul-Geral convidou todos a visitarem Lisboa e a Fundação Gulbenkian que tem sido tido em papel crucial em Portugal na promoção e divulgação artística e cultural, com um vasto programa de oferta de música, ballet e artes plásticas, bem como um riquíssimo museu que deve ser visitado pelos turistas franceses.

O conhecido jornalista da RTP apresentou o seu livro "Un Millionaire à Lisbonne" sobre Calouste Gulbenkian, da sua obra e dos seus métodos, assim como da forma de organização da sua escrita. José Rodrigues dos Santos respondeu às múltiplas perguntas do público presente. A conferência durou perto de duas horas, com um público muito atento e que aplaudiu José Rodrigues dos Santos, tendo-se seguido uma sessão de autógrafos e dedicatórias.

José Rodrigues dos Santos chegou a Lyon no dia 20 de fevereiro para o lançamento do seu livro e estará igualmente em Dessines dia 21 fevereiro, às 20h00, na Maison de la Culture Arménienne de Décines (https://www.mcadecines.com/).  

 

 

20171106 174048

 

O "CONSULADO EM CASA" é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se deslocarem ao Consulado. É uma forma muito cómoda, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade.

Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque do montante respetivo para receber em casa o documento solicitado:

A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida:

  • neste site, nomeadamente nos formulários de pedido;
  • através do e-mail 
  • através do telefone                                   (Central de Atendimento) das 8h30 às 16 horas.

O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat Portugal Lyon", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.

Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.

Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
  • verifique se preencheu o formulário com todos os dados necessários;
  • no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
  • o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
  • se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
  • quantas certidões pretende.
  • se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
  • se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
  • se juntou um cheque à ordem do Consulado, no valor do montante a pagar;
  • se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

csi20200217 112708

Realizou-se Sábado de manhã, das 9 às 13h00 a Matinée Portes Ouvertes dia 15 fevereiro 2020, na Cité Scolaire Internationale de Lyon, com a Secção Portuguesa que tem mais de 10 anos e que tem tido mais de 150 alunos portugueses por ano.

Foram acolhidos numerosos compatriotas interessados que foram devidamente  informados sobre a Cité Scolaire Internationale, que tem uma Escola elementar, Colégio e Liceu, e que é atualmente o segundo Liceu em França que tem mais secções internacionais. O site da Cité Scolaire Internationale é http://www.csilyon.fr

Evento permitiu à Comunidade Portuguesa visitar esta escola, onde existe o ensino oficial da língua portuguesa, que é gratuito e que possui os níveis Élémentaire, Collège e Lycée.

O Diretor da Section Portugaise, Professor Luís Viveiros, e toda a equipa de Professores estiveram presentes para ajudar os pais que queriam inscrever os seus filhos na CSI. A Association des Parents d’Elèves de Langue Portugaise (APESLP) da CSI – Cité Scolaire Internationale de Lyon, em Gerland (Lyon 7eme) esteve presente na Jornada de Portas Abertas da escola. Inês Fernandes, Presidente da ASPESLP, e a sua equipa deram a conhecer à Comunidade as valências desta escola pública e a Comunidade portuguesa em Lyon marcou presença.

Nesta jornada portas abertas, a escola apresentará várias atividades culturais, preparadas pelo corpo docente e pelas várias secções internacionais e levadas a cabo pelos alunos desta escola.