Mensagem de Boas Vindas

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

Esta página do Consulado Geral de Portugal em Lyon pretende ser um verdadeiro instrumento ao serviço do público e através dela procuraremos, de forma rápida e simples, dar todas as informações de que necessitam para obter documentos ou serviços.

A página do Consulado Geral de Portugal visa em primeira linha facilitar a vida de quem recorre aos seus serviços, procurando alargar o seu uso e aumentar as suas funcionalidades práticas. 

Disponibilizamos por isso o maior número de informações úteis, nomeadamente para quem busca a emissão de Passaporte e Cartão do Cidadão, a aquisição da nacionalidade portuguesa, a concessão de vistos ou a legalização de documentos.

Queremos também que o nosso site seja um espaço de encontro e uma mais valia para a grande e importante comunidade portuguesa aqui radicada, sempre com o apoio deste Consulado-Geral e de toda a equipa de funcionários que se dedicam diáriamente para ajudar a comunidade portuguesa e prestar um bom serviço público e honrar o nome de Portugal.

Desejo a todos os que nos visitam uma boa navegação!

Aproveitamos para pedir a todos que utilizem o AGENDAMENTO ONLINE para poderem tratar do que precisam no Consulado ! Atenção que o AGENDAMENTO ONLINE deste Consulado-Geral destina-se essencialmente a utentes/cidadãos portugueses que residam na nossa área de jurisdição da região Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche Comté, ou seja:

Área de jurisdição consular: 01 (Ain), 03 (Allier), 15 (Cantal), 19 (Corrèze), 21 (Côte d´Or), 23 (Creuse), 38 (Isère), 39 (Jura), 42 (Loire), 43 (Haute-Loire), 58 (Nièvre), 63 (Puy-de-Dôme), 69 (Rhône), 71 (Saône-et-Loire), 73 (Savoie), 74 (Haute-Savoie)

Mais notíciasNotícias

 

genis01

Por ocasião da Festa de S. Martinho, o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi recebido pela Associação Portuguesa de Saint-Genis-Laval nos arredores de Lyon ontem, 11 de Novembro, onde esteve com o Presidente da Associação David Ressureição, a Direção e numerosos membros da comunidade portuguesa.  Também estiveram presentes o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, e alguns patrocinadores.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da Associação e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento e sublinhou a importância da Associção continuar a ajudar os comptriotas portugueses e a manter os laços com Portugal

Sublinhou que todas as associações portuguesas na região de Auvergne Rhône-Alpes e bourgogne Franche Comté que tem visitado dignificam Portugal e as comunidades portuguesas e honram o nome de Portugal com a sua dedicação, esforço e integração.

vev01

A Associação Portugesa Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, celebrou os seus 40 anos no Sábado 9 Novembro último, na Sala Nobre Mosaique em St. Priest, acolhendo na sua sede centenas de sócios e amigos bem como a Maire de Vaulx-en-Velin. Estiveram ambém presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, assim como o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima. O Presidente da Associação, Senhor Martins, e toda a sua equipa, acolheram centenas de pessoas e a festa decorreu o dia todo até à noite, com muita alegria e música.

Participaram numerosos grupos folclóricos no aniversário dos 40 anos da Associação, para além das Estrelas do Minho de Vaulx en Velin, como a Juventude do Alto Minho de St Priest, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Lusitanos do Minho de St Martin d’Hères, Flor do Minho de Gerzat e Mocidade do Verde Minho de Saint Martin d’ Hères.

O Cônsul-Geral felicitou o Presidente da Associação pelo aniversário e pelos esforços desenvolvidos nas últimas décadas para assegurar a presença de Portugal em França. Agradeceu o convite e sublinhou a excelente organização do evento e o bom acolhimento e relembrou a importância das comunidades Portuguesas, que contribuem de forma exemplar para o desenvolvimento económico e social da França, continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e  amizade com a França.

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso, e agradeceu à Madame la Maire pelo apoio e amizade dados aos milhares de Portugueses que vivem em França tendo em conta a amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, como o atesta a Geminação (Jumellage) com Ponte da Barca que vem enriquecer e reforçar as relações entre ambos os países e os povos.

 

 

6eme01

A Associação Desportiva e Cultural Portugesa de Lyon 6ème, celebrou os seus 40 anos no Sábado 9 Novembro último, na Sala Jean Couty em Vaise, acolhendo na sua sede centenas de sócios e amigos bem como o Maire de Vaise. Estiveram também presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, assim como o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima. O Presidente da associação, Senhor Cunha, e toda a sua equipa, acolheram centenas de pessoas e a festa decorreu o dia todo até à noite, com muita alegria e música.

6eme02

 

Participaram numerosos grupos folclóricos nos 40 anos de Estrelas Douradas de Lyon 6, como Rio Lima Alto Minho de Caluire, Alegria do Emigrante de Saint Galmier, Association des Portugais de la Loire – Saint Etienne, Mocidade do Minho de St Maurice de L’Exil, Nova Geração de Jassans Riottier, Grupo Etnográfico Casa Ponte da Barca em Lyon, Flores de Portugal de Bron, Rosas do Minho – La Chapelle de Guinchay e Verde Minho de Ternay.

6eme03

 

O Cônsul-Geral felicitou o Presidente da Associação pelo aniversário e pelos esforços desenvolvidos nas últimas décadas para assegurar a presença de Portugal em França. Agradeceu o convite e sublinhou a excelente organização do evento e o bom acolhimento e relembrou a importância das comunidades Portuguesas, que contribuem de forma exemplar para o desenvolvimento económico e social da França, continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e  amizade com a França.

6eme04

 

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso, e agradeceu aos Maires pelo apoio e amizade dados aos milhares de Portugueses que vivem em França tendo em conta a amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal.

viseu04

 

IV Encontro de Investidores da Diáspora

13 a 15 de dezembro

Nos próximos 13 a 15 de dezembro, em Viseu, a Secretaria de Estado das Comunidades Portugueses, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, organizará o IV Encontro de Investidores da Diáspora.

Relembra-se que os Encontros de Investidores da Diáspora visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.

Outro objetivo destes encontros é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

Confirma-se, entretanto, que o Encontro contará coma arceria da Comunidade Intermunicipal, de Viseu-Dão-Lafões, da Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), o que representa um reoconhecimeno importante destas iniciativas numa perpetiva regional alargada e lhes confere um alcance e perfil de operacionalização mais amplos. De relaççar também o envolvimento e apoio ativos da Câmara Municipal de Viseu na organização do evento em apreço.  

Nesse sentido, convidamos todos os interessados a participarem neste importante evento!

Poderá encontrar em breve mais informações, nomeadamente programa, nesta página ou no separador GAID no Portal das Comunidades.

Pode utilizar ainda o endereço gaid@mne.gov.pt (a utilizar também para as inscrições).