Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

Esta página do Consulado Geral de Portugal em Lyon pretende ser um verdadeiro instrumento ao serviço do público e através dela procuraremos, de forma rápida e simples, dar todas as informações de que necessitam para obter documentos ou serviços.

A página do Consulado Geral de Portugal visa em primeira linha facilitar a vida de quem recorre aos seus serviços, procurando alargar o seu uso e aumentar as suas funcionalidades práticas. 

Disponibilizamos por isso o maior número de informações úteis, nomeadamente para quem busca a emissão de Passaporte e Cartão do Cidadão, a aquisição da nacionalidade portuguesa, a concessão de vistos ou a legalização de documentos.

Queremos também que o nosso site seja um espaço de encontro e uma mais valia para a grande e importante comunidade portuguesa aqui radicada, sempre com o apoio deste Consulado-Geral e de toda a equipa de funcionários que se dedicam diáriamente para ajudar a comunidade portuguesa e prestar um bom serviço público e honrar o nome de Portugal.

Desejo a todos os que nos visitam uma boa navegação!

O Consulado Geral de Portugal em Lyon aproveita para desejar a todos um Bom Ano Novo !

Visita à Associação "Os Camponeses Minhotos" de Clermont-Ferrand e Concurso anual de Miss Portugal Régions de France 2019

 

cf20190407 021336

O Cônsul-Geral Luis Brito Câmara assistiu na "Casa du Portugal" da Associação "Os Camponeses Minhotos", no sábado 7 abril último ao Concurso de Misses Portugal Régions de France 2019, organizado pela Associação Portuguesa "Os Camponeses Minhotos", que decorreu às 20h30 e terminou à 1 da manhã. 

O Cônsul-Geral aproveitou a ocasião para agradecer o convite e felicitar o Presidente da Associação e Conselheiro das Comunidades, Sr. João Veloso, pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo de quase 40 anos de existência da Associação "Os Camponeses Minhotos" para ajudar os nossos compatriotas, que tanto honra e dignifica Portugal. Salientou a natureza exemplar da Associação "Os Camponeses Minhotos", que conseguiu ao longo de quase 40 anos manter um espírito caloroso de amizade, de família e de lusitanidade que apenas dignifica o movimento associativo em França.   

miss20190407 021743

Reiterou na sua intervenção a importância das comunidades portuguesas e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social na região, tendo felicitado os compatriotas lusos pela sua integração exemplar em França e a amizade dos amigos franceses nessa integração de sucesso. Sublinhou igualmente a importância de se manterem boas ligações em todas as áreas com Portugal, de natureza económica como cultural e linguística, designadamente para os mais novos.

O Concurso das Misses decorre desde 1984 e foi muito concorrido, com a sala da Associação  "Os Camponeses Minhotos" a receber mais de 300 pessoas para verem 9 jovens Misses vindas de diversas localidades em França (Thiers, Romagnat, Paris, etc.). A Miss Portugal Régions de France 2019 que ganhou o Concurso foi a candidata de Romagnat, Joana da Silva de 21 anos, e as duas damas de honra foram a Catarina dos Anjos e Kathy Alves Vieira. 

O Presidente da Associação "Os Camponeses Minhotos" está a organizar em 2020 as comemorações dos 40 anos de existência da Associação e a sua intenção é naturalmente que seja uma grande festa à boa moda Portuguesa, com amigos, música, saudades e a identidade Lusa bem presente. 

Visita do Secretário Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luis Carneiro, a Lyon – Diálogos com as Comunidades e participação na visita a Lyon da Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM)

secpimg 9244

Realizou-se no Consulado-Geral de Portugal em Lyon, dia 5 abril último, com a participação de Sª. Exª. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Dr. José Luís Carneiro, os “Diálogos com as Comunidades” com o objetivo de divulgar as mais recentes alterações legislativas na área eleitoral em matéria de recenseamento e participação nos atos eleitorais, o ensino da língua portuguesa e o funcionamento dos serviços consulares.

A sessão veio proporcionar uma interação com os cidadãos sobre temas de interesse, tendo a sessão decorrido nas instalações do Consulado-Geral e contado com mais de 70 pessoas (Presidentes Associações, empresários, professores de português, Conselheiros das Comunidades Cardia Lima e João Veloso, representantes de Bancos portugueses, funcionários deste CG, jornalistas, compatriotas residentes em França).

secppimg 9271

O Senhor Cônsul-Geral Luis Brito Câmara aproveitou esta ocasião por começar por exprimir a sua satisfação por poder receber Sª. Exª SECP no Consulado-Geral desde a sua chegada a Lyon em setembro 2017, que constitui sempre uma ótima oportunidade para as nossas Comunidades e que permite uma interação de proximidade.

20190408 131854

De seguida agradeceu aos funcionários do CG pelo trabalho, dedicação e disponibilidade demonstrados para melhorar o funcionamento e o atendimento aos nossos compatriotas e relevou o apoio recebido pelos Conselheiros das Comunidades e por todos os Presidentes das Associações, empresários e compatriotas. 

img 5832

Finalmente, sublinhou diversas medidas adotadas desde setembro 2017 para melhorar o funcionamento deste posto e aproximar o Consulado dos nossos compatriotas: lançamento mensagem telefónica; criação site CG; Consulado em casa; sistema filas atendimento; agendamento online; aumento das permanências consulares de 12 em 2017 para 26 em 2019; criação Balcão prioritário; aumento segurança.

secppimg 9238

Sª. Exª SECP fez uma exposição muito completa em que abordou as principais prioridades do Governo:

- Reforço da proteção e apoio consular (Gabinete Emergência Consular; registo viajante; acordo agências viagens);

- Reforço da rede externa e promover a motivação dos funcionários (abertura concursos recrutamento; regime definitivo de correção cambial introdução banda flutuação IRS; humanizar o serviço consular);

- Modernização serviços e agilização: Centro atendimento consular; “Espaço Cidadão”; Migrações consulares; Alterações Lei da Nacionalidade; Cartão de Cidadão com validade de 10 anos; Passaporte “passageiro frequente”; Documentos que não necessitam de tradução);

- Reforço da Língua Portuguesa: ensino e estrutura curricular (Língua integrada), promovendo a Língua como estratégica;

- Apoio ao movimento associativo: aprovação de novo Programa de apoios financeiros; consolidar a criação de Gabinetes de Apoio aos Emigrantes; Aprovação Programa Regressar; criação Gabinete Apoio Investidor à Diáspora (GAID) e realização Encontros Investidores da Diáspora (Sintra, Viana Castelo e Penafiel); Conselho das Comunidades, Conselhos Regionais e Temáticos.     

Sª. Exª SECP relembrou as mais recentes alterações ao funcionamento do recenseamento eleitoral, o automatismo deste ato para portugueses no estrangeiro, o previsível aumento substancial de eleitores, as novas regras para a eleição do Presidente da República e da Assembleia da República, tendo sido realçada que as novas regras permitem uma maior proximidade das Comunidades portuguesas e a uma maior participação cívica dos cidadãos dos eleitores em todos os atos eleitorais.

Seguiu-se um vivo debate sobre os temas expostos, tendo sido percetível que as novas alterações eleitorais foram recebidas de forma muito positiva pelos portugueses no estrangeiro e são vistas como uma evolução significativa no sentido de incentivar a participação eleitoral.  

No final do dia, Sª. Exª SECP participou na visita da Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM) a Lyon, que reuniu mais de 19 Presidentes da Câmara e que contou com a participação de Sª. Exª o Secretário Estado para a Valorização Regional, Dr. João Catarino, que se realizou de 3 a 5 de abril.

Consulado em casa

20171106 174048

O "CONSULADO EM CASA" é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se deslocarem ao Consulado. É uma forma muito cómoda, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade.

Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque do montante respetivo para receber em casa o documento solicitado:

A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida:

  • neste site, nomeadamente nos formulários de pedido;
  • através do e-mail 
  • através do telefone                                   (Central de Atendimento) das 8h30 às 16 horas.

O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat Portugal Lyon", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.

Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.

Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
  • verifique se preencheu o formulário com todos os dados necessários;
  • no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
  • o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
  • se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
  • quantas certidões pretende.
  • se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
  • se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
  • se juntou um cheque à ordem do Consulado, no valor do montante a pagar;
  • se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

Bienal de Design de St.Étienne

bienal20190320 213637

O Cônsul-Geral Luis Brito Câmara participei no dia 20 março na Gala de Inauguração da 11ª Bienal de Design que teve lugar em St.Etienne, com a participação do Maire Gaël Perdriau, do Préfet, dos Cônsules Gerais em Lyon e de uma delegação de Lisboa e da Câmara Municipal de Oeiras (Geminação com St.Etienne em 2006), nomeadamente do Presidente da Câmara de Oeiras, Dr. Isaltino Morais.

O Inauguração contou com uma numerosa delegação da China, país convidado da Bienal, que apresentou uma coleção impressionante de artistas e obras de design em todos os domínios, e teve um Jantar de Gala na Mairie, tendo tido a oportunidade de jantar ao lado do Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, que conhece bem St.Etienne.

A 11ª Bienal de Designa, apoiada por mais de 100 patrocinadores, tem como tema principal “o Homem” e durará um mês, com mais de 80 exposições e sendo que o design constitui um ícone de St.Etienne.