Mensagem de Boas Vindas !

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

O nosso site foi criado para ajudar os nossos compatriotas com informações úteis sobre os nossos serviços, sobre Portugal e sobre a França. O Consulado-Geral de Portugal em Lyon e os nossos funcionários estão disponíveis para servir a causa pública e ajudar os nossos compatriotas.

Como Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, gostaria de sublinhar o orgulho de representar Portugal junto das comunidades Portuguesas da região de Auvergne-Rhône-Alpes e da Bourgogne Franche Comté, uma área geográfica do tamanho de Portugal, com 250 a 280 mil compatriotas, milhares de famílias lusas, empresários e dezenas de Associações Portuguesas que trabalham e dignificam o nome do nosso país, com dedicação e competência !

Devemos salientar a importância da língua portuguesa e a sua riqueza no mundo, falada por mais de 273 milhões de pessoas em 9 países, que elevou os nossos poetas e os nossos escritores aos mais altos destinos da Humanidade, que enriqueceu o mundo ao longo da nossa História e da coragem e sacríficos de milhares de portugueses.

Devemos sublinhar a dimensão de Portugal e da Nação Portuguesa, do Povo Português e da nossa vocação universal, contribuindo para ligar os povos e a Humanidade nos mais diversos planos com a sua cultura, História e princípios e valores.

As nossas comunidades portuguesas no mundo são uma parte essencial de Portugal, nomeadamente as que residem em França, Reino Unido, Alemanha, Suiça, Luxemburgo, Venezuela, África do Sul, EUA, Canadá, por exemplo, somando quase 6 milhões de cidadãos portugueses (para além dos 10 milhões de cidadãos portugueses que residem em Portugal continental e ilhas Açores e Madeira).

A presença e conhecimento de Portugal no mundo passa naturalmente pelas nossas comunidades, que asseguram a importância de Portugal no mundo, reforçando a cultura portuguesa, as nossas tradições, a nossa língua, a nossa História e identidade nacional no mundo. E que contribuem com o seu trabalho e sacrifícios e inovação para melhorar e construir o mundo.  É com esse espírito de dedicação e serviço público que os funcionários do Consulado-Geral trabalham para bem da nossa Comunidade ! 

Luis Brito Câmara

Aproveitamos para pedir a todos que utilizem o AGENDAMENTO ONLINE para poderem tratar do que precisam no Consulado ! Atenção que o AGENDAMENTO ONLINE deste Consulado-Geral destina-se essencialmente a utentes/cidadãos portugueses que residam na nossa área de jurisdição da região Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche Comté, ou seja:

Área de jurisdição consular: 01 (Ain), 03 (Allier), 15 (Cantal), 19 (Corrèze), 21 (Côte d´Or), 23 (Creuse), 38 (Isère), 39 (Jura), 42 (Loire), 43 (Haute-Loire), 58 (Nièvre), 63 (Puy-de-Dôme), 69 (Rhône), 71 (Saône-et-Loire), 73 (Savoie), 74 (Haute-Savoie)

 

 

Mais notíciasNotícias

 

 

2i032486

Convidamos todos a ver a mensagem do Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Augusto Santos Silva a pedir aos imigrantes que não viajem para Portugal no Período da Páscoa:

https://www.youtube.com/watch?v=G_RgcGZqnqg&t=10s

20171106 174048

ALERTA - ESPANHA

Espanha encontra-se desde o dia 14 de março sob “Estado de Alarme”. Tendo em conta as severas limitações que ali se verificam nos meios de transporte e na circulação de pessoas, desaconselham-se fortemente a todos os cidadãos portugueses não residentes em Portugal todas as deslocações ao nosso país por via terrestre, podendo nomeadamente a entrada em território espanhol ser negada na fronteira entre França e Espanha a cidadãos nacionais que não apresentem prova bastante de residência habitual em Portugal"

Sugerimos que consulte os Conselhos aos Viajantes em relação a Espanha: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes/e/espanha

Quem tem RESIDÊNCIA PRINCIPAL EM PORTUGAL e se encontra transitoriamente em França pode regressar a Portugal por via aérea ou terrestre.

Várias companhias aereas mantêm voos. Consulte os respetivos sites para mais informação.

Quem viajar de carro, terá que provar na fronteira que reside em Portugal.

Informa-se ainda que quem entrar em Portugal poderá estar sujeito a QUARENTENA, no seguimento de indicações da DGS.

Se tem RESIDÊNCIA PRINCIPAL EM FRANÇA, não parta para Portugal.

Já se registam casos em Portugal importados de França, não contribua para propagar o vírus.

Continue em casa e respeite as regras do confinamento decretado pelas autoridades francesas.

Não se exponha a riscos desnecessários... proteja-se a si, proteja todos!

 

 

COVID19 - PRORROGAÇÃO DA VALIDADE DO CARTÃO DE CIDADÃO E OUTROS DOCUMENTOS

Se caducaram após 9 de março, são aceites até 30 de junho.

COVID 19 – Medidas excecionais e temporárias aprovadas pelo governo

O Governo aprovou medidas excecionais e temporárias relativas à validade de documentos. Assim, o cartão do cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, bem como os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, cuja validade termine a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei são aceites, nos mesmos termos, até 30 de junho de 2020.

Estes documentos, cuja data de validade tenha terminado a partir de 9 de março de 2020, são aceites até 30 de junho de 2020.

Para mais informação consulte o Decreto-Lei n.º 10-A/2020

Poderá comprovar perante as autoridades francesas com este doucmento:

AttestationDispostitionsDérogatoires 

--------------

Les cartes d identité portugaises périmées depuis le 09 mars 2020 restent néanmoins valables jusqu'au 30 juin 2020, compte tenu des circonstances actuelles, conformément à l application du Décret-Loi 10-A/2020.

20200324 210416 sema

 

Apelo do Embaixador de Portugal em Paris:

"Por favor, deixe-se ficar em casa. Não viaje para Portugal."

Aos Portugueses radicados em França

Ficar em Casa é também não viajar para Portugal

Caros compatriotas,

Nesta fase da epidemia a prioridade máxima deve ser diminuir a probabilidade de contágios escusados. Já basta a contaminação provável de muitos profissionais de saúde a receberem doentes ou portadores do vírus em quantidade cada vez maior. Ficar em casa não é só uma recomendação ou instrução que vem de cima é um imperativo que deve impor-se à nossa consciência.

A Dra Berta Nunes, a Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, que, diga-se de passagem, é licenciada em Medicina, fez aqui há uns dias um apelo para que os Portugueses e Luso-descendentes residentes fora de Portugal adiassem as viagens para Portugal, que, de qualquer maneira estão limitadas a casos muito específicos e graves, como a morte dum familiar ou outra situação excecional que o pudesse justificar.

Ora, no relato diário que os Chefes dos Postos Consulares em França me fazem, continuam a registar-se pedidos de informação sobre viajar para Portugal que, francamente, não me parecem justificar o risco em que se pode colocar a eficácia destas medidas de confinamento que todos devemos observar, pondo igualmente em perigo familiares e amigos (para mais, é de recordar que, atualmente, a quarentena à chegada a Portugal é obrigatória).

Se ajudar a que me acreditem, não me importo de referir que, tendo sido Médico antes de ser diplomata, fui Assistente de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Lisboa, e que sei do que falo quando digo que não é agora o tempo para “facilitar” e para baixar a guarda na luta contra a disseminação do Coronavírus.

Por favor, deixe-se ficar em casa. Não viaje para Portugal.

Paris, 23 de Março de 2020
Jorge Torres Pereira