Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

20171106 174048 

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

Esta página do Consulado Geral de Portugal em Lyon pretende ser um verdadeiro instrumento ao serviço do público e através dela procuraremos, de forma rápida e simples, dar todas as informações de que necessitam para obter documentos ou serviços.

A página do Consulado Geral de Portugal visa em primeira linha facilitar a vida de quem recorre aos seus serviços, procurando alargar o seu uso e aumentar as suas funcionalidades práticas. 

Disponibilizamos por isso o maior número de informações úteis, nomeadamente para quem busca a emissão de Passaporte e Cartão do Cidadão, a aquisição da nacionalidade portuguesa, a concessão de vistos ou a legalização de documentos.

Queremos também que o nosso site seja um espaço de encontro e uma mais valia para a grande e importante comunidade portuguesa aqui radicada, sempre com o apoio deste Consulado-Geral e de toda a equipa de funcionários que se dedicam diáriamente para ajudar a comunidade portuguesa e prestar um bom serviço público e honrar o nome de Portugal.

Desejo a todos os que nos visitam uma boa navegação!

CONSULADO EM CASA

torrebelemimages 1

O "CONSULADO EM CASA" é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se eslocarem ao Consulado. É uma forma muito cómoda, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade.

Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque do montante respetivo para receber em casa o documento solicitado:

A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida:

  • neste site, nomeadamente nos formulários de pedido;
  • através do e-mail 
  • através do telefone                                   (Central de Atendimento) das 8h30 às 16 horas.

O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat Portugal Lyon", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.

Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.

Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
  • verifique se preencheu o formulário com todos os dados necessários;
  • no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
  • o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
  • se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
  • quantas certidões pretende.
  • se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
  • se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
  • se juntou um cheque à ordem do Consulado, no valor do montante a pagar;
  • se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

Jantar de Gala em Mâcon com a Associação Portuguesa de Mâcon

 

20171126 002707

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luis Brito Câmara, participou no jantar de Gala da Associação Cultural e Desportiva Portuguesa de Macon no Sábado 8 de Dezembro, que contou com mais de 750 pessoas e que foi animado por diversos grupos musicais, e que se prolongou pela noite dentro com dança e música. O Conselheio das Comunidades, Cardoa Lima, também participou.

O Cônsul-Geral foi convidado pelo Presidente da Associação, Senhor Belmiro Palavaz, e tomou a palavra para agradecer o convite para estar presente no Jantar de Gala e felicitar a Associção pela iniciativa que permitiu reunir numa festa anual próximo da época do Natal tantas famílias portuguesas e amigos, com uma forte ligação a Portugal e às nossa tradições e cultura.

Reiterou a importância da comunidade portuguesa na região manter os seus laços com Portugal, dignificando o nome do nosso país e mantendo as suas associações. Sublinhou que a comunidade portuguesa na região honra Portugal com o seu trabalho, dedicação e esforços e que tem contribuido para o desenvolvimento económico e social da França.   

Visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca a Vaulx-en-Velin

veveklin20181210 000458

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi convidado para participar na visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, a Vaulx-en-Velin, tendo assistido à Cerimónia presidida pela Presidente da Câmara, Héléne Geoffroy, desta cidade que se realizou a 8 de dezembro último, que reuniu cerca de 100 pessoas, designadamente Presidentes de Associações Portuguesas, empresários portugueses, compatriotas que residem na região e o Conselheiro das Comunidades, Cardia Lima.

O Cônsul-Geral aproveitou para felicitar ambos os responsáveis municipais pela visita, que vem reforçar as ligações entre ambas as populações e confirmar a vontade de desenvolver projetos que venham elevar a qualidade de vida dos povos. Sublinhou a importância dos povos europeus promoverem este tipo de ligação que prepara as bases para o futuro desenvolvimento económico e social das populações.

Salientou que as comunidades portuguesas em França têm não só contribuido para o desenvolvimento económico e social da França como têm conseguido honrar o nome de Portugal com a sua dedicação, trabalho e exemplo.  

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Vaulx-en-Velin, e agradeceu à Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas.

Terminou a sua alocução relembrando a amizade que existe entre ambos os povos, com provas dadas como sucedeu na Batalha de La Lys, em que milhares de portugueses combateram para defender a França e deram a sua vida pela França e por Portugal. 

Salientou que a Grande Guerra sedimentou e reforçou a amizade entre a França e Portugal no sacrificio dos seus filhos e de ambos os povos e que as comunidades portuguesas em França contribuem para reforçar as relações entre ambos os povos e países para o futuro.

Em relação ao futuro, defendeu que Portugal tem um passado glorioso mas igualmente uma projeção no futuro, como o demonstra o Web Summit que ficará em Lisboa até 2028, por exemplo, e que a visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca constitui um excelente sinal de que o futuro de Ponte da Barca e de Vaulx-en-Velin ficarão ligados, com contributos sólidos e uma amizade comprovada.  

Cerimónia aniversário Banco Santander em Lyon

santanderimg 3168

Realizou-se nas instalações do Banco Santander em Lyon, dia 7 de Dezembro último, uma cerimónia para assinalar os 23 anos da presença do Banco em Lyon, que juntou cerca de 50 pessoas, designadamente Presidentes de Associações Portuguesas, empresários, representantes de outros Bancos portugueses (Caixa Geral de Depósitos, BCP), antigos funcionários do Banco, o Cônsul-Geral Luis Brito Câmara e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

O Cônsul-Geral Luís Brito Câmara felicitou o representante do Banco Santander em Lyon, Dr. António Rebecca, e aproveitou para sublinhar a importância de termos instituições bancárias portuguesas em França e nesta região, que mantêm a ligação com Portugal e prestam serviços bancários aos nossos compatriotas aqui residentes, designadamente apoiando as Associações Portuguesas como o tem feito nos seus eventos culturais, desportivos e destinados aos estudantes e jovens portugueses.  

Relembrou que a globalozação e as trocas comerciais necessitam naturalmente de instituições bancárias e que o Banco Santander, tal como todos os outros Bancos portugueses aqui radicados, desempenham um papel fundamental que deve ser valorizado.