Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

Esta página do Consulado Geral de Portugal em Lyon pretende ser um verdadeiro instrumento ao serviço do público e através dela procuraremos, de forma rápida e simples, dar todas as informações de que necessitam para obter documentos ou serviços.

A página do Consulado Geral de Portugal visa em primeira linha facilitar a vida de quem recorre aos seus serviços, procurando alargar o seu uso e aumentar as suas funcionalidades práticas. 

Disponibilizamos por isso o maior número de informações úteis, nomeadamente para quem busca a emissão de Passaporte e Cartão do Cidadão, a aquisição da nacionalidade portuguesa, a concessão de vistos ou a legalização de documentos.

Queremos também que o nosso site seja um espaço de encontro e uma mais valia para a grande e importante comunidade portuguesa aqui radicada, sempre com o apoio deste Consulado-Geral e de toda a equipa de funcionários que se dedicam diáriamente para ajudar a comunidade portuguesa e prestar um bom serviço público e honrar o nome de Portugal.

Desejo a todos os que nos visitam uma boa navegação!

O Consulado Geral de Portugal em Lyon aproveita para desejar a todos um Bom Ano Novo !

Neste época especial, desejamos a todos os nossos compatriotas e famílias Portuguesas que tenham um Feliz Natal e boas entradas no Ano Novo de 2019 !

Pedimos novamente a todos os que pensam ir a Portugal de carro para terem cuidados redobrados de forma a que possam ir e voltar sãos e salvos. Portugal precisa de todos nós !

CONSULADO EM CASA

20171106 174048

O "CONSULADO EM CASA" é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se deslocarem ao Consulado. É uma forma muito cómoda, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade.

Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque do montante respetivo para receber em casa o documento solicitado:

A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida:

  • neste site, nomeadamente nos formulários de pedido;
  • através do e-mail 
  • através do telefone                                   (Central de Atendimento) das 8h30 às 16 horas.

O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat Portugal Lyon", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.

Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.

Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
  • verifique se preencheu o formulário com todos os dados necessários;
  • no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
  • o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
  • se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
  • quantas certidões pretende.
  • se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
  • se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
  • se juntou um cheque à ordem do Consulado, no valor do montante a pagar;
  • se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

Investir em Turismo em Portugal

revivedownload

Convidamos todos a visitar Portugal através da plataforma "Investir em Turismo" do site http://invest.turismodeportugal.pt/ que foi lançada em setembro de 2018 pela Secretaria de Estado do Turismo e pelo Tursimo de Portugal, que confirma visibilidade e oportunidades de investimento turístico em Portugal.

A plataforma agrega infromação sobre disponibilidade de imóveis públicos ou privados e é dirigida a investidores turísticos, fazendo a divulgação dos concursos públicos abertos em 2019 no âmbito do Programa "Revive" que visa a recuperação e valorização de imóveis e propriedades que consubstanciem património cultural e histórico do nosso país e que se encontrem devolutos, e a sua transformação em ativos económicos, abrindo-se ao investimento privado, nacional ou estrangeiro, para desenvolvimento de projetos turísticos capazes de gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento das várias regiões do país.

O programa "Revive" é promovido pelo Turismo de Portugal, pela Direção Geral do Património Cultural e pela Direção Geral do Tesouro e Finanças, em articulação com os Municípios de localização das propriedades.

Convidamos todos a obter mais informação adicional sobre este programa e concursos públicos no seu âmbito em http://revive.turismodeportugal.pt

 

 

Mensagem de Natal do Senhor Secretário Estado das Comunidades

secp

Caras e caros compatriotas,

É com grande satisfação que dirijo esta mensagem especial, por ocasião da quadra festiva do Natal e Ano Novo, a todos os portugueses e lusodescendentes que compõem a diáspora portuguesa.

Portugal orgulha-se dos exemplos de coragem, iniciativa e solidariedade demonstrados por todos aqueles que integram as nossas comunidades nas diferentes partes do Mundo.

No ano que agora finda pude prosseguir um contacto intenso convosco. Em todos esses diálogos sobressaiu o modo exemplar como se encontram integrados nos países de acolhimento e a estima de que são merecedores por parte das autoridades e dos cidadãos locais.

Poderia citar muitos exemplos de como temos trabalhado em conjunto para valorizar a diáspora portuguesa e honrar o nome de Portugal no Mundo. Refiro três situações em concreto: Em Wrexham, no País de Gales, formalizámos o primeiro protocolo entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e um município no Reino Unido, tendo em vista o reforço da colaboração entre as associações da nossa comunidade e os poderes locais. Neste momento são já 11 protocolos deste tipo em todo o Mundo.

No Luxemburgo, pudemos testemunhar a concretização de uma expetativa com várias décadas. Graças à assinatura de um protocolo que proporciona formação profissional, em língua portuguesa, a trabalhadores dos setores da construção e da limpeza. O acordo foi subscrito, em nome do Governo português, pelo Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva.

Por fim, cito um exemplo de grande simbolismo. Graças a um diálogo com o Governo estadual do Maranhão, no Brasil, foi possível assinar um protocolo para a criação de uma Casa de Portugal no Convento das Mercês. . A Casa de Portugal é dinamizada pelo Conselho das Comunidades Portuguesas em São Luís e recebeu, em dezembro, o seu primeiro evento.

Em 2019 continuaremos a estar próximos e atentos às nossas comunidades. Destaco, em primeiro lugar, as medidas impulsionadas pelo primeiroministro António Costa, que o Orçamento de Estado contempla, e que têm como propósito estimular o regresso de cidadãos portugueses ao nosso país.

Refiro, também, que o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela vai permanecer a nossa principal prioridade. Os serviços consulares e diplomáticos continuarão a ser o pilar fundamental para que os cidadãos tenham acesso à documentação e contem com apoio na vertente social e no acesso a oportunidades de emprego em Portugal.

Prosseguiremos um trabalho em rede com as associações lusovenezuelanas, com os cônsules honorários e com os conselheiros das comunidades. O Estado proporcionará, também, um apoio multidisciplinar aos que desejam regressar a Portugal, tanto ao território continental mas especialmente à Região Autónoma da Madeira. Noutro plano, não iremos descurar o reforço da rede consular em todo o Mundo.

Em 2018 foram abertas vagas para a contratação de 68 trabalhadores para os serviços consulares, incluindo 7 chanceleres que irão reforçar a capacidade de resposta dos postos. Em 2019 daremos continuidade a este esforço, tanto por via da contratação de efetivos, como pela implementação de projetos de modernização dos serviços. Deixo, ainda, uma referência a uma conquista de 2018, que irá materializar-se em 2019. A Assembleia da República aprovou um conjunto de alterações às leis eleitorais, entre as quais se incluiu, por proposta do Governo, o recenseamento automático, mas não obrigatório, dos portugueses no estrangeiro.

Os portugueses no estrangeiro passarão a estar equiparados aos cidadãos portugueses que vivem em território nacional, para efeitos de se mais madura, rica e completa. Apelo a todos os portugueses no estrangeiro para que se informem sobre as novas regras e conheçam os seus direitos.

Deixo uma palavra também para os portugueses residentes no Reino Unido. Os serviços consulares e a Embaixada de Portugal em Londres permanecerão atentos aos desenvolvimentos do Brexit e irão estar sempre de portas abertas para o esclarecimento de dúvidas. Este foi, desde 2015, o país onde os serviços consulares foram mais reforçados e estamos em crer que a capacidade operacional adquirida será superior à procura.

Outro ponto de destaque será o Encontro de Todas as Redes da Diáspora Portuguesa que pretendemos concretizar, por via de um Congresso que terá lugar a 20 de julho, na Cidade do Porto. A breve prazo adiantaremos mais pormenores sobre esta iniciativa.

Faço ainda o pedido para que nesta quadra todas as viagens e deslocações se façam com a máxima precaução e respeitando as recomendações das autoridades.

Termino, renovando a garantia de que em 2019 estaremos próximos de quem está longe e sempre disponíveis para conhecer os anseios e as necessidades dos portugueses residentes no estrangeiro.

A todas e a todos, desejo Festas Felizes e um excelente 2019. José Luís Carneiro Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/Mensagem_de_Natal_2019_-_Secret%C3%A1rio_de_Estado_das_Comunidades_Portuguesa_.pdf

Match Point Porto e Graduados Portugueses no Estrangeiro

matchpoint savethedate porto 01

Decorrerão nos dias 27 e 28 de dezembro sob a égide da Fundação AEP, nas suas instalações em Leça da Palmeira, a segunda edição do Match Point Porto e a sétima edição do Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro, GraPE 2018, dedicada ao tema Marca Portugal – graduados portugueses levam o país ao mundo.

O Match Point Porto 2018 terá Debates/Palestras, Entrevistas O2O, Networking, e dará às empresas acesso a candidatos altamente qualificados em diferentes domínios de especialização, identificação de possíveis parceiros para projetos específicos, divulgação de oportunidades de carreira, partilha de conhecimento e de experiências, identificação dos motivos e drivers da procura, projeção mediática e reforço de Employer Branding.

Consulte o Programa.