Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Celebração dos 40 anos da Associação Portuguesa de Écully

ecully 02

A Associação Portuguesa de Ecully organizou no passado dia 27 Outubro um jantar e um espetáculo musical para celebrar os 40 anos da sua existência, que teve lugar na na Sala de Festas da cidade de Ecully e que reuniu mais de 400 pessoas. O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi convidado e também estiveram presentes representantes da Mairie de Ecully, o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

O Cônsul-Geral felicitou o Presidente da Associação, David Antunes, e toda a Direção e sublinhou a importância das comunidades Portuguesas terem associações que continuam a ajudar os nossos compatriotas, que promovem iniciativas culturais e desportivas, que mantêm a língua portuguesa e congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e  amizade com a França. Salientou que as comunidades portuguesas em França têm não só contribuido para o desenvolvimento económico e social da França como têm conseguido honrar o nome de Portugal com a sua dedicação, trabalho e exemplo.  

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Ecully, e agradeceu ao Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e conretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas.

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, felicitou igualmente a Associação pelos seus 40 anos e relembrou que a sua criação foi fundamental para ajudar os portugueses que chegavam a esta região há 40 anos.

A Associação portuguesa de Ecully foi criada em 1978 e sempre teve o apoio da autarquia, que lhe tem proporcionado locais onde instalaram a sede e outras ajudas materiais. A associação também participa sempre nos eventos da cidade, sociais ou festivos.

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail