Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cerimónia e Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 

 O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luis Brito Câmara, participou na Cerimónia do Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, que se realizou na Place Bellecour no dia 28 Janeiro, às 11h00, com a presença do Maire de Lyon, o Préfet e todos os eleitos da região. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, marca 73 anos após a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, expoente máximo da barbárie nazi.

O Governo junta-se a todos os que se recusam esquecer e que prestam homenagem às vítimas do extermínio e da desumanidade nazi. 

Em comunicado o Governo refere que, ao comemorar esta efeméride, Portugal evoca também aqueles que impediram o extermínio de pessoas perseguidas pelo regime nazi: homens e mulheres que, pela sua coragem e altruísmo, resgataram da morte milhares de judeus e outras vítimas do ódio nazi. 

 São disso exemplo os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho e Carlos Sampaio Garrido, bem com o padre Joaquim Carreira. 

Para manter viva a memória daqueles que padeceram durante o Holocausto e para garantir que nunca mais venha acontecer, é preciso continuar a investir na educação, no respeito pelos direitos humanos, na defesa intransigente da dignidade de todas as pessoas e na luta contra o ódio, a intolerância, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e o preconceito. Este é um dever de todos. 

Enquanto membro observador da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal reitera o seu firme compromisso de manter viva a memória do Holocausto, contribuindo para que não se repita nunca mais.

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail