Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Entrevista no programa Raízes

2017 dezem 028 2

O novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, participou no domingo 3 Dezembro no programa Raízes, da rádio Pluriel, animado por Carlos, Jean Philippe, Fernando e Patrícia, tendo sido entrevistado, tendo tido a oportunidade de falar para a Comunidade portuguesa residente na região de Lyon.

O Cônsul-Geral agradeçeu o convite e aproveitou para falar sobre a sua carreira, sobre Lyon e sobretudo da sua missão em servir Portugal e as comunidades portuguesas na região. Reitrando a sua "verdadeira paixão por Portugal", sublinhou que o povo português tem sido um exemplo para o mundo, com o seu caráter universalista e humanismo, tendo recordado os inúmeros exemplos regustados ao longo da sua História de quase 900 anos, desde os Descobrimentos iniciados no século XV até aos nossos dias, e em que o Web Summit, por exemplo, que bteve lugar em Lisboa em novembro passado é apenas mais um evento que comprova a universalidade e a conetividade de Portugal com o mundo.

O Cônsul-Geral referiu que «esta é a minha primeira grande entrevista numa rádio e agradeço esta oportunidade à equipa do Raízes". Confirmou que tem visitado muitas associações na região e que tem um grande respeito e admiração pelos portugueses na região de Lyon e Auvergne Rhône-Alpes, que constituem um exemplo de sucesso, de esforço e dedicação, contribuindo ao fim de décadas e gerações para o desenvolvimento económico, social e até político da França, mantendo sempre fortes ligações com Portugal, "para fazer Portugal e a Europa". Sublinhou que as Comunidades Portuguesas hornam o nome de Portugal, o que é comovente para ele, e afirmou que "nós, os Portugueses, estamos em Portugal, em França, na Europa, e estamos no mundo inteiro", construindo pontes e contribuindo para melhorar o mundo.

Relembrou a importância do Português, "uma das línguas mais faladas na mundo", e a essencialidade das Comunidades Portuguesas continuarem a falar Português, ensinando os seus filhos, fortalecendo os laços com Portugal aqui em França, seja através da nossa cultura, das nossas danças e hábitos culturais, seja através dos nossos produtos que são trazidos de Portugal por empresas e empresários portugueses.

Durante a entrevista, o Cônsul-Geral disse estar «sempre disponível para a Comunidade, e para ajudar em tudo o que for possível, contando sempre para cumprir a sua missão com o apoio das Comunidades, das Associações, dos funiconários do Consulado-Geral cujo trabalho e dedicação louvou. "Esta é a minha missão de Cônsul e de apaixonado por Portugal" declarou, respondendo às diferentes perguntas de Patrícia e de Fernando.

A rádio Pluriel emite em 91,5 MHz na banda FM e é uma rádio associativa francesa, que propõe horas de antena à Comunidade portuguesa de Lyon. Várias equipas ocupam espaços horários durante a semana e está também presente na net em radiopluriel.fr

O programa Raízes emite entre as 12h00 e as 14h00, todos os domingos, com informação sobre a vida associativa e com várias rubricas de interesse geral, para além da música e da cultura musical portuguesa.

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail