Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Evento sobre Lisboa na Literatura e Cinema

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, e a Dr. Luísa Dutra, leitora do Instituto Camões, participaram ontem, dia 29 de maio no lançamento de um ciclo de descoberta sobre as principais cidades europeias na Literatura e no Cinema, organizado pelo EUNIC de Lyon (Goethe Institut, Instituto Camões, Instituto Cervantes et Instituto Italiano) em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Lyon. 

Lisboa foi escolhida como a primeira cidade europeia e o evento teve lugar no Goethe Institut, com a presença de mais de 100 pessoas, que puderam conhecer Lisboa através da literatura e do cinema, designadamente de escritores portugueses e estrangeiros. Esteve presente igualmente um escritor francês de Lyon, Jean-Yves Loude, que escreveu em 2003 Lisbonne dans la ville noire e recentemente um outro livrio sobre os Açores.  

O Cônsul-Geral aproveitou para agradecer a todos os que contribuiram para lançar esta iniciativa, com Lisboa como primeira cidade europeia a ser apresentada nesta iniciativa, tendo sublinhado o caráter único da cidade de Lisboa, cidade milenar que tem acompanhado sempre a História de Portugal, com uma história e uma cultura ímpar, que soube sempre marcar a sua presença no Mundo e contribuir para o enriquecimento cultural mundial, através da literatura, pintura, escultura, arquitectura e música.    

Referiu a importância das numerosoas ligações históricas e culturais entre Portugal e e França, bem como de personalidades famosas que contribuiram para enriquecer ambos os países em termos culturais. Sublinhou a importância de Portugal e de Lisboa em França, cada vez mais presentes e conhecidos, nomeadamente numa altura em que as relações culturais entre ambos os países se reforçam e em que a comunidade francesa em Portugal aumenta e em que o interesse dos cidadãos por Portugal é evidente. Por fim, convidou todos os participantes a visitarem Lisboa, destino de excelência em termos turísticos e cidade de referência em termos culturais e históricos, nomeadamente com a França.

 

 

 

 

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail