Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Festa da Associação Raizes em St. Priest

r20190224 185543

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luis Brito Câmara, participou na Festa da Associação Raízes que teve lugar no Sábado 23 de Fevereiro em St. Priest e que reuniu 15 Ranchos Folclóricos e mais de mil pessoas. Evento permitiu reunir mais de mil dos nossos compatriotas, com suas famílias e amigos, numa clara demonstração de rendição às nossas tradições, música, dança e convívio. O apoio e presença de numerosas Associações Portuguesas no evento veio reforçar a presença de Portugal e aproximar os nossos compatriotas uns dos outros.

A festa contou com a participação de vários ranchos folclóricos como as Estrelas do Minho e Fanfare (Vaulx-en-Velin), Os bombos e as rusgas da amizade da casa da barca de Vaulx en Velin, Associção Corações de Portugal de Jons, Lusitanos do Minho (Saint Martin d´Héres), Grupo Folclórico Mocidade do Verde Minho de Saint-Martin-d'Hères, Associção Estrelas Douradas (Bourgoin Jollieu), Flores de Portugal (Bron), Os amigos de Décines, Associação Rosita de Charvieu-Chavagneux, Rio Lima Alto Minho (Caluire), Associação Rosas Primavera de Rives, Associção Saudades de Portugal de Voreppe, Juventude do Alto MInho (Saint Priest), Grupo folclórico Mocidade do Minho (St. Maurice d'Exil), que animaram o evento entre as 14h00 e as 21h00 e que foram muito bem recebidos.

r20190224 185355

O Cônsul-Geral aproveitou para felicitar a Associação Raízes, tendo felicitado o Presidente da Associação José Carlos Moreira e a sua equipa por organizar o evento. Participou na entrega dos prémios e fitas aos Ranchos Folclóricos, tendo-se felicitado pelas suas atuações bem como os numerosos responsáveis e Presidentes das Associações pelos esforços desenvolvidos ao longo de anos para atrair e formar os nossos compatriotas, designadamente os mais jovens, numa arte popular Portuguesa de grande qualidade.

Sublinhou a importância de se manter os laços com Portugal, ao nível cultural e da nossa língua e encorajou os portugueses a continuarem a reforçar as suas tradições e hábitos culturais, que honram Portugal, designadamente os ranchos folclóricos que trazem Portugal para a França.

   

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail