img 20180630 wa0008

A Associação Portuguesa de Décines-Charpieu e o Presidente Fernando Ribeiro organizaram no passado dia 30 Junho a tradicional Festa de S. João, este ano no Parc Miribel à saída de Lyon, que contou com milhares de Portugueses que puderam assim passar um excelente momento com as suas famílias, gozando da nossa música e da atuação de Ranchos Folclóricos ao longo de todo o dia e noite. Também esteve presente o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, e representantes da Mairie de Décines-Charpieu, nomeadamente o Senhor António da Silva Dias (membro Comité Democracia, Desenvolvimento e Cultura de Mairie de Décines-Charpieu).

A Festa de S. João constituiu uma excelente oportunidade para reunir centenas de portugueses, que poderam assim passar um dia juntos para almoçarem e jantarem a gastronomia portuguesa e contou com diversos músicos e artistas vindos de Portugal (Maria Celeste e as suas bailarinas, Elena Correia e as suas bailarinas, Luis Manuel e bailarinas, Luis Portela e Leonel Figueiredo) ranchos folclóricos (Os Amigos de Décines, Rancho Etenografico de Neuville sur Saône, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Juventude do Alto Minho de St. Priest, Rosas do Minho de la Chapelle de Guinchay) que atuaram ao longo do dia e noite.

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, juntamente com a sua família, participou pela primeira vez nesta festa desde que chegou a Lyon em Setembro de 2017, tendo aproveitado para felicitar o Presidente da Associação e a sua equipa pela excelente iniciativa e organização da Festa de S. João que permitem reunir milhares de compatriotas numa tradição de família, amizade e cultura portuguesa.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da Associação e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento e relembrou a importância das comunidades Portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França (Mairie de Décines-Charpieu).

Por fim desejou a todos umas boas férias e sobretudo apelou a todos para que tenham cuidados redobrados na estrada se forem de automóvel a Portugal, tendo relembrado que Portugal precisa de todos os seus cidadãos, sobretudo dos nossos compatriotas que residem no estrangeiro, trabalham e honram o seu nome com o seu trabalho e exemplo.

  • Partilhe