Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Festa fim de ano escolar no ILCP

20180701 010605 2 34

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, participou no sábado 30 de junho no Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon num Concerto de música de Cabo Verde para celebrar o fim do ano escolar. O Concerto contou com o músico Gerson Fonseca, sobrinho de Tito Paris, e o seu grupo de músicos, tendo animado mais de 100 pessoas que puderam jantar e participar no concerto. O jantar foi assegurado por Millésimes et Gourmandises de Antoine Pinto.

20180701 155014

O Cônsul-Geral aproveitou para sublinhar a importância da língua portuguesa e da sua implantação no mundo, sendo uma das línguas mais faladas pela humanidade (300 milhões pessoas), que se traduz na riqueza cultural ao nível da literatura e da música. Neste contexto a língua portuguesa é cantada em todos os países de expressão portuguesa, contribuindo para enriquecer o património e diversidade mundial. Por outro lado salientou a ligação cultural entre Portugal e a França, país este onde residem 1.5 milhões de cidadãos portugueses e que são transmissores e falantes da língua portuguesa.

gerson fonseca a droite avec dave k et jerome mardi soir photo yann zelnik 1479278308

Agradeceu ao ILCP por contribuir para ensinar o português e a cultura de Portugal, tal como o fazem os numerosos professores de português em França nas escolas e Universidades (leitores), ajudando a formar cada vez mais pessoas que falam a língua portugesa e a enriquecer o panorama cultural português em França.

Felicitou o ILCP pela iniciativa e relembrou que a riqueza cultural ligada à lusofonia deve-se naturalmente à nossa História e presença em todos os continetes e oceanos, que tem de ser valorizada e divulgada.  

 

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail