Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Festival Folclore de Écully

20180617 1820434

A Associação Portuguesa de Ecully organizou no passado dia 17 Junho o Festival de Folclore, tendo o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, sido convidado, juntamente com a sua mulher, que estiveram com a Direção e os sócios. Também estiveram presentes o Maire de Ecully, Yves-Marie Ulrich, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da Associação David Antunes e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento e relembrou a importância das comunidades Portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e  amizade com a França, na pessoa do Maire de Ecully. A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Ecully, e agradeceu ao Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e conretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal.

O Festival de Folclore constituiu uma excelente oportunidade para reunir centenas de portugueses e franceses, que poderam assim passar um dia juntos para almoçarem e provarem as gastronomia portuguesa (pratos cozinhados e preparados pela Associação de Écully) e contou com diversos ranchos folclóricos ("Flores de Portugal" de Bron, "Estrelas Douradas" de Lyon 6eme, "Verde Minho" de Ternay, "Rio Lima Alto Minho" de Caluire) que atuaram ao longo do dia, com a Cerimónia da entrega de taças e fitas a ter tido lugar ao fim da tarde. O Festival e a Associação de Écully receberam o apoio de diversos patrocinadores como a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Santander, a Entreprise Ribeiro e os Supermercados Nosso.

A Associação portuguesa de Ecully foi criada em 1978 e sempre teve o apoio da autarquia, que lhe tem proporcionado locais onde instalaram a sede e outras ajudas materiais. A associação também participa sempre nos eventos da cidade, sociais ou festivos.

Em outubro de 2018 a associação vai festejar quarenta anos de existência. “Estamos a organizar uma grande festa de aniversário, com a vinda de um grupo musical de Portugal e com outras atrações. Queremos acolher o maior número possível de pessoas na Sala de Festas da cidade de Ecully para este aniversário cheio de boas lembranças”

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail