Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Festival Literatura de Chambéry

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, participou no sábado 26 de maio no 31º Festival de Literatura de Chambéry, que se realizou de 24 a 27 de maio, acompanhado da Leitora do Instituto Camões Dra. Luísa Dutra, em que participou o jornalista e escritor português Tiago Salazar, autor de várias obras.

O encontro permitiu ouvir o jovem escritor a explicar a sua obra, designadamente o livro "A escadaria de Istambul", traduzido para francês, as suas influências e ideias sobre a literatura e o mundo, sempre enriquecidos pela sua identidade e nacionalidade portuguesa bem como pela sua experiência como viajante e jornalista.  

O Cônsul-Geral felicitou o escritor pela sua obra literária ficcional que cobre nomerosos temas de interesse como a história e a religião e que revelam um trabalho de investigação significativo por parte do autor. Referiu a importância da sua visita a Chambéry que vem revelar e confirmar mais uma vez o talento de cidadãos portugueses nas mais diversas áreas e as numerosoas ligações históricas e culturais entre Portugal e e França, bem como de personalidades famosas que contribuiram para enriquecer ambos os países em termos culturais (caso de Calouste Gulbernkian, por exemplo, da pintora Viéria da Silva, de Cargaleiro, de Almada Negreiros). Sublinhou a importância da literatura portuguesa em França, cada vez mais presente e conhecida, nomeadamente numa altura em que as relações culturais entre ambos os países se reforçam e em que a comunidade francesa em Portugal aumenta e em que o interesse dos cidadãos por Portugal é evidente.   

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail