Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

III Encontro de Investidores da Diáspora (Penafiel, 13 a 15 de Dezembro de 2018)

secp

Informamos que se encontra em preparação o “III Encontro de Investidores da Diáspora”, a decorrer nos dias 13 a 15 de Dezembro de 2018, em Penafiel. Trata-se d euma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabiente de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade intermunicipal do Tâmega Sousa, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel.

O evento pretende afirmar-se como oportunidade de reunir em Portugal, empresários residentes no exterior, Câmaras de Comércio, responsáveis municipais e agentes ligados aos investimentos e à internacionalização para, a um tempo, valorizar a importância económica da Diáspora e a dimensão estratégica do mercado global que representa e proporcionar um ambiente favorável ao networking, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, ao conhecimento e ao lançamento de bases de futuras e eventuais parcerias numa pluralidade de áreas de atividade económica.

imagespenafiel

  INSCRIÇÕES

Já se encontram abertas as inscrições para o III Encontro de Investidores da Diáspora que se realizará em Penafiel, de 13 a 15 de dezembro. Os interessados poderão registar-se através do e-mail: gaid@mne.gov.pt.

Nessa mensagem, por favor, mencione: Nome, Empresa ou entidade, endereço de e-mail, contacto telefónico e outras informações que julgue relevantes. Para além do projeto de programa que será em breve disponibilizado, pode consultar nesta página a carta do Senhor SECP (Carta SECP III Encontro Diáspora Penafiel)

BREVE ENQUADRAMENTO DO EVENTO

O êxito, os resultados concretos e o retorno positivo dos Encontros anuais e intercalares de Investidores da Diáspora que decorreram em Sintra, Viana do Castelo e Praia da Vitória/Açores, respetivamente em dezembro de 2016, em dezembro de 2017 e em julho de 2018, com a participação de um número significativo de membros do Governo e dirigentes de instituições assim como de numerosos investidores, empresários e empreendedores da Diáspora Portuguesa no Mundo, justificam e motivam plenamente a prossecução desta iniciativa, evidenciando como o Processo dos Encontros de Investidores da Diáspora vem reforçando e afirmando uma visão cada vez mais integrada da importância estratégica e peso económico do empreendedorismo das comunidades portuguesas.

À semelhança dos anteriores Encontros, o intuito é facultar aos participantes, num contexto que seja simultaneamente institucional e propício ao networkinglhes uma plataforma privilegiada para o diálogo e a partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.

Recorda-se que a decisão de organizar o IIIº Encontro na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, tomada no IIº Encontro em Viana do Castelo, assenta nos fortes índices de emigração daquela região, nos seus indicadores sociais que exigem maior investimento na valorização dos recursos locais, e ainda no grande potencial que resulta da conjugação do tecido rural da região com um tecido industrial em que se destacam os setores agroalimentar, do calçado, do vestuário, da restauração e do turismo cultural.

 

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail