Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Les Passeurs d´Europe com Sophia de Mello Breyner

astree20190319 225750

Realizou-se ontem à noite o espectáculo "LES PASSEURS D’EUROPE : La Beauté, no Théatre Astrée, organizado pelo Instituto Camões e o EUNIC (Alliance Française, Instituto Camões, Instituto Cervantes, Goethe Institut, Institut Culturel Italien), com cada país europeu a declamar poemas na sua língua nacional no âmbito da primavera e dos Poetas, bem como em diversas outras línguas europeias e mundiais (Rússia, Coreia Sul, China, Vietname, Uganda, Mali, Israel, Síria).    

astree20190319 195601

O Espectáculo teve uma duração de 1 hora, com música, dança e poesia e o poema escolhido por Portugal foi um poema da Sophia de Mello Breyner, "O mar dos meus olhos", cujo centenário do seu nascimento se celebra este ano, declamado por uma jovem portuguesa e que foi depois lido em francês, alemão, espanhol, inglês e noutras línguas do mundo (azeri, persa, russo).  O poema foi traduzido par inglês, francês e espanhol pelo Cônsul-Geral em Lyon. 

astree20190319 225559

O Cônsul-Geral de Portugal Luís Brito Câmara assistiu ao espectáculo, acompanhado pela Dra. Cristina Gerturdes, leitora do Instituto Camões na Universidade Lyon 2, pelo Diretor da Cité Scoliare Internationale de Lyon, Professor Luís Vivieiros, e outros Portugueses.

Felicitou todos os organizadores e atores, nomeadamente a Coordenadora Gaele Konaté, pela qualidade do evento em termos culturais e artísticos e pela mensagem de diversidade, tolerância, paz e valores humanos universais que dignificam o ser humano e que são partilhados por Portugal.

astree20190319 204026

Salientou que o espetáculo réune a alma Portuguesa em todo o seu espelendor: Poesia, música, dança e valores humanos. 

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail