Por ocasião da celebração anual feita ao Fado, o Cônsul-Geral, Luís Brito Câmara, e a sua mulher assistiram a um espectáculo da Fado no Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) com as vozes dos fadistas Diogo Rocha e Carla Linhares, acompanhados pelos guitarristas Ricardo Martins e Ivan Cardoso. O espectáculo, que foi animado com mais de 30 músicas, contou com quase 150 pessoas nas instalações do ILCP e reforçou a presença cultural de Portugal em França, tendo o Fado surgido mais uma vez como uma manifestação única da identidade nacional Portugusea.

O Senhor Cônsul-Geral, que confessou a sua adoração pelo Fado, aproveitou a ocasião para agradecer o convite do ILCP e felicitou a Dra. Rosa Maria Fréjaville e o seu marido Tristan Fréjaville por organizarem o evento, tendo reiterado a importância da Língua Portuguesa e a sua transmissão e manifestção em França. Sublinhou que a identidade Portuguesa está amplamente plasmada no Fado, que integra a História, a Cultura, a Língua e as diversas e riquíssimas influências que advêm da nossa História e povos que constituem o Povo Português.

A noite de Fado em Lyon, 5ª edição, teve o apoio do Senhor Antoine Pinto, famoso conhecedor e divulgador do nosso vinho português, designadamente de grandes marcas nacionais de qualidade, essencial para aliar o Fado à tradição vinícola de Portugal, com a sua empresa "Millésimes".

 

 

  • Partilhe