ecully 02

O Cônsul-Geral Luís Brito Câmara, convidado pela Mairie de Écully e em coordanação com a Associação Portuguesa de Écully criada em 1978, visitou ontem a Escola principal da cidade onde esteve com dezenas de alunos franceses e portugueses para uma apresentação sobre Portugal. O Presidente da Associação Portuguesa de Écully, David Antunes, e o Conselheiro das Comunidades, Manuel Cardia Lima, acompanharam o Cônsul-Geral na visita. 

A apresentação feita, que durou mais de uma hora e foi seguida de um período de interação com os estudantes que colocaram muitas perguntas, permitiu revelar Portugal nas suas mais diversas dimensões, designadmente a sua História, Geografia, Cultura, Literatura, Língua Portuguesa e Turismo. Salientou a importância da Língua Portuguesa e o facto de ser uma das línguas mais faladas no mundo, tendo convidado os estudantes a aprenderem o Português. 

O Cônsul-Geral teve sempre o cuidado de fazer um paralelo entre Portugal e a França para ajudar os estudantes a se situarem em relação a elementos de referência que conhecem, tendo igualmente sido transmitidos uns filmes sobre Portugal, o que deixou os estudantes fascinados com o nosso país.   

Aproveitou igualmente para transmitir aos estudantes os valores comuns republicanos que existem em Portugal e em França, bem como na Europa, designadamente a Democracia, estado de direito, respeito pelos direitos humanos, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade. Neste contexto, incentivou os estudantes a estudarem e a prepararem-se para serem elementos válidos na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da França, como o fazem há numerosas décadas os cidadãos portugueses que residem neste país e que honram a nossa Bandeira e Portugal com o seu exemplo, esforços, dedicação e trabalho.  

 

  • Partilhe