Consulado Geral de Portugal em Lyon

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita á Associação Portuguesa de Écully

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi recebido pela Associação Portuguesa de Ecully (69), nos arredores de Lyon no passado dia 18 Novembro, num jantar de boas vindas, juntamente com a sua mulher, que tiveram a oportunidade de conhecer a Direção e os sócios. Também estiveram presentes o Maire de Ecully, Yves-Marie Ulrich, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, para além dos Presidentes das associações vizinhas.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da Associação David Antunes e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento e relembrou que a Associção de Écully tinha sido a primeira associação a convidá-lo

quando chegou a Lyon no princípio de Setembro. Sublinhou a sua vontade de visitar todas as associações portuguesas na região de Auvergne Rhône-Alpes e a sua vontade de conhecer as comunidades portuguesas que honram o nome de Portugal com a sua dedicação, esforço e integração.

Reiterou a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Ecully, e agradeceu ao Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e conretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas, registadas desde a independência de Portugal uma vez que o pai do primeiro Rei português era francês (Duc de Bourgogne).  

O Maire de Ecully, Yves-Marie Ulrich, confirmou o excelente relacionamento e declarou estar muito satisfeito com a comunidade portuguesa e com a associação portuguesa. O Maire fez questão de dizer que "Cada vez que aqui venho, sinto-me bem e gozo de momentos de tranquilidade. Conheço o Presidente David e somos grandes amigos e de longa data”. 

A Associação portuguesa de Ecully foi criada em 1973 e sempre teve o apoio da autarquia, que lhe tem proporcionado locais onde instalaram a sede e outras ajudas materiais. A associação também participa sempre nos eventos da cidade, sociais ou festivos.

Em outubro de 2018 a associação vai festejar quarenta anos de existência. “Estamos a organizar uma grande festa de aniversário, com a vinda de um grupo musical de Portugal e com outras atrações. Queremos acolher o maior número possível de pessoas na Sala de Festas da cidade de Ecully para este aniversário cheio de boas lembranças” disse o Presidente David Antunes ao jornalista do LusoJornal.

 

 

 
FacebookTwitterGoogle +E-mail