O Cônsul-Geral, Luis Brito Câmara, esteve presente nas Comemorações do 44º aniversário da Revolução do 25 de Abril no sábado 28 de abril em Grenoble, organizadas pela associação portuguesa "Association des Amis et Originiares du Portugal" no Salão Nobre Ambroise Croizat, tendo sido recebido pela Senhora D. Lydia da Silva em nome do Presidente da Associação Manuel da Cruz. Esteve igualmente presente o Maire de Saint-Martin-d´Hères, David Queiros, bem como mais de 200 pessoas.

O Cônsul-Geral agredeceu o convite para estar presente na Cerimónia e recordou a importância que teve a Revolução do 25 de Abril para Portugal e para o povo português, designadamente ao ter instaurado a Democracia, o Estado de Direito e a Liberdade e ao ter contribuido para pôr fim a uma Guerra iniciada em 1961 e que durou 13 anos, uma Guerra em 3 frentes em África que afetou numerosas gerações de portugueses e provocou milhares de mortos e feridos. Recordou que o Consulado-Geral tem durante o mês de abril uma Exposição sobre o 25 de Abril e que fora organizada uma conferência nas instalações do Consulado com um dos Capitães de Abril (Vasco Lourenço) e com o escritor Mário Máximo.

Sublinhou o orgulho de representar o Estado Português como Cônsul-Geral e o orgulho de poder ajudar as comunidades portuguesas em França, reconhecendo os esforços e os sacrificios que fizeram para se integrarem de forma exemplar em França. Agradeceu a sua dedicação que contribui para aproximar as nossas comunidades de Portugal e relembrou a importância das comunidades Portuguesas continuarem a beneficiar do apoio das autoridades francesas. Sublinhou a importância de se promover o bom relacionamento e amizade com a França, tendo agradecido ao Maire pelo esforços feitos nesse sentido.

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Saint Martin d´Hères, e agradeceu ao Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas, que foram relembradas mais uma vez no próximo dia 9 de Abril quando se assinalarão os 100 anos da Batalha de La Lys onde morrerram milhares de soldados portugueses na Grande Guerra e que deram a sua vida para defender a França.

O Maire confirmou o excelente relacionamento e declarou estar muito satisfeito com a comunidade portuguesa e com as associações portuguesas.

  • Partilhe