O Cônsul-Geral de Portugal, Luís Brito Câmara, visitou a Associação Mâcon Portugais, presidida por Belmiro Palavaz, no dia 19 de Novembro, e encontrou-se com os seus dirigentes e todos os sócios presentes, tendo sublinhado a importância das Comunidades Portuguesas na região terem associações como a que visitou, que dignificam a presença lusitana em França e  honram Portugal, para além de promoverem a integração das comunidades lusas com a realidade local.  A Associação Mâcon Portugais ofereceu ainda um «Porto de Honra», no local da associação, com os sócios, onde estiveram presentes o Maire de Mâcon, Jean Patrick Courtois, a Maire Adjointe com o pelouro da Cultura, Marie Paule Cervos, o Vice Presidente do Comité de Geminação, Daniel Lefranc, e o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima. 

O Cônsul-Geral, acompanhado do Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, do Presidente da Associação Portuguesa Belmiro Palavaz e do Senhor Paulo Valentim, da Mondexport, aproveitou igualmente para visitar o Parc des Expositions em Mâcon, na Saône et Loire, o 12° «Marché des Plaisirs Gourmands», que se realizou de 17 a 20 de Novembro, tendo visitado o stand Winehouse Portugal que veio de Santo Tirso. Foram recebidos por Marta Moreira e Miguel José que se mostraram muito satisfeitos com a visita da comitiva e que afirmaram estar a ser muito apoiados pela Associação local. O Cônsul-Geral felicitou os responsáveis pelo stand, convidou-os a desenvolverem bons contactos com empresários portugueses que já se encontrem aqui radicados (networking) como forma de se entreajudarem e melhor projeterem a sua presença na região. Reiterou que a sua missão à frente do Consulado-Geral em Lyon passava igualmente por ajudar as empresas e empresários portugueses e contribuir para promover os produtos de alta qualdidade nacionais nesta região.

O Cônsul-Geral teve ainda a oportunidade de se encontrar com o Presidente da Câmara de Santo Tirso, Dr. Joaquim Couto, que visitou Mâcon acompanhado pelo Vereador Tiago Araújo e de uma comitiva local. A visita à Feira e a sua vinda a França tiveram como objetivo dinamizar a geminação e as trocas com o Munícipio de Mâcon. Mâcon está geminada com a cidade de Santo Tirso. O Senhor Presidente sublinhou que estava muito satisfeito pela forma como tinha decorrido a visita, tendo apresentado o Concelho de Santo Tirso e explicado o desenvolvimento económico do concelho.O Cônsul-Geral sublinhou a importância das comunidades Portuguesas radicadas em França sentirem a presença de Portugal através da ação e iniciativas das empresas portuguesas, designadamente quando estas colocam e distribuem produtos portugueses em França. O Diplomata disponibilizou-se para dar apoio a estas iniciativas de intercâmbio económico e cultural

O empresário português da Mondoexport, Paulo Valentim, convidou a Delegação portuguesa e todos os convidados a visitar o Supermercado "Nosso", de Mâcon. Durante a visita mostrou e explicou a qualidade e a origem dos produtos que tem à venda e como são selecionados.

 

 

  • Partilhe