veveklin20181210 000458

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi convidado para participar na visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, a Vaulx-en-Velin, tendo assistido à Cerimónia presidida pela Presidente da Câmara, Héléne Geoffroy, desta cidade que se realizou a 8 de dezembro último, que reuniu cerca de 100 pessoas, designadamente Presidentes de Associações Portuguesas, empresários portugueses, compatriotas que residem na região e o Conselheiro das Comunidades, Cardia Lima.

O Cônsul-Geral aproveitou para felicitar ambos os responsáveis municipais pela visita, que vem reforçar as ligações entre ambas as populações e confirmar a vontade de desenvolver projetos que venham elevar a qualidade de vida dos povos. Sublinhou a importância dos povos europeus promoverem este tipo de ligação que prepara as bases para o futuro desenvolvimento económico e social das populações.

Salientou que as comunidades portuguesas em França têm não só contribuido para o desenvolvimento económico e social da França como têm conseguido honrar o nome de Portugal com a sua dedicação, trabalho e exemplo.  

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Vaulx-en-Velin, e agradeceu à Maire pela sua amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas.

Terminou a sua alocução relembrando a amizade que existe entre ambos os povos, com provas dadas como sucedeu na Batalha de La Lys, em que milhares de portugueses combateram para defender a França e deram a sua vida pela França e por Portugal. 

Salientou que a Grande Guerra sedimentou e reforçou a amizade entre a França e Portugal no sacrificio dos seus filhos e de ambos os povos e que as comunidades portuguesas em França contribuem para reforçar as relações entre ambos os povos e países para o futuro.

Em relação ao futuro, defendeu que Portugal tem um passado glorioso mas igualmente uma projeção no futuro, como o demonstra o Web Summit que ficará em Lisboa até 2028, por exemplo, e que a visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca constitui um excelente sinal de que o futuro de Ponte da Barca e de Vaulx-en-Velin ficarão ligados, com contributos sólidos e uma amizade comprovada.  

  • Partilhe